segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Regressar às cenas do «crime»



Estreia hoje na RTP 1 a série televisiva em seis episódios «O Crime do Padre Amaro». É mais uma adaptação audiovisual da famoso romance – o primeiro a «solo», depois de «O Mistério da Estrada de Sintra» com Ramalho Ortigão – de Eça de Queiroz. De facto, já se fizeram dois filmes baseados nesta obra, um mexicano em 2002 e outro português em 2005.
Lê-se na sinopse dada pela estação pública de televisão: «A acção d’“O Crime do Padre Amaro” desenrola-se em Leiria, no final da década de 1860, e acompanha a história da paixão proibida entre Amaro, um jovem padre, e Amélia, “a rapariga mais bonita de Leiria”. Tensa, emocional e ancorada em conflitos de personalidade, a série lança um olhar crítico sobre a sociedade e a igreja em Portugal, na Leiria do século XIX. Com realização de Leonel Vieira, a história d´”O Crime do Padre Amaro” é protagonizada por José Condessa, Bárbara Branco, José Raposo e Filomena Gonçalves.»
O elenco conta ainda com a participação de Miguel Raposo, Diogo Martins, Emília Silvestre, Joaquim Nicolau, Paulo Pinto, Almeno Gonçalves, Natália Luíza, Marina Albuquerque, Carla Vasconcelos, André Gago e Sérgio Praia. O argumento é de Alexandre Rodrigues, Leonel Vieira e Manuel Prates; a música é de Tiago Perestrelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

16 de Outubro: 3º Congresso Internacional Eça de Queiroz, 150 Anos

Ver Programa:  https://www.bnportugal.gov.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1830%3A3-encontro-internacional-eca-de-que...