quinta-feira, 14 de novembro de 2019

É amanhã que começa…

… O congresso «Eça de Queiroz, nos 150 anos do Canal do Suez», com os dois primeiros painéis de comunicações, um de manhã (início às 10.15), outro de tarde (14.15), na sala «Algarve» da Sociedade de Geografia de Lisboa.
Alfredo Campos Matos será o primeiro orador, e o Diário de Notícias publicou hoje, no seu sítio na Internet, uma entrevista ao grande especialista na vida e na obra do autor de «Os Maias». O mesmo jornal, que no próximo sábado incluirá na sua – agora habitual – edição semanal um caderno especial com os textos enviados pelo escritor aquando da sua visita ao Médio Oriente para cobrir, como jornalista, a inauguração da nova via de comunicação e de transporte marítima, publicou ontem um primeiro artigo sobre a efeméride e a iniciativa que o Movimento internacional Lusófono, em associação com outras entidades, organiza para a assinalar. De referir ainda que, hoje, Maria do Rosário Pedreira, no seu blog Horas Extraordinárias, divulgou o congresso.
Entretanto, há uma alteração na actividade marcada para sábado, 16 de Novembro: o almoço, com a presença de Ferreira Fernandes, director do Diário de Notícias e início às 13 horas, decorrerá na Casa do Alentejo – um local que também pode ser considerado «queirosiano» dada a presença do escritor na região em 1867, dois anos antes de partir para o Egipto, para dirigir o jornal Distrito de Évora. Quanto ao programado passeio em Lisboa no dia seguinte, domingo, 17 de Novembro, foi cancelado devido à previsão de chuva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

16 de Outubro: 3º Congresso Internacional Eça de Queiroz, 150 Anos

Ver Programa:  https://www.bnportugal.gov.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1830%3A3-encontro-internacional-eca-de-que...