sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Comparando Camilo com Eça



Há quase 150 anos que a comparação entre Camilo Castelo Branco e José Maria Eça de Queiroz constitui um tema recorrente na história da literatura portuguesa. A ligação entre os dois grandes escritores não se restringiu apenas à construída nas páginas manuscritas e impressas mas estendeu-se também ao plano pessoal, pois o pai do autor de «Os Maias» foi o juíz – generoso – no primeiro julgamento (pelo relacionamento com Ana Plácido) do autor de «Amor de Perdição». Aliás, é de destacar o livro de A. Campos Matos «A Guerrilha Literária», precisamente sobre este tema.
Outra análise das diferenças camilianas-queirosianas, quiçá inesperada, deveras desconhecida para muitos, foi revelada recentemente por Pedro Correia no blog Delito de Opinião. O seu autor é, foi, Franco Nogueira, que antes de se tornar famoso (e famigerado?) enquanto Ministro dos Negócios Estrangeiros de António de Oliveira Salazar utilizava preferencialmente o seu talento não na diplomacia mas sim em outra actividade. Eis um excerto do seu livro «Jornal de Crítica Literária», publicado em 1954: «(...) Em Eça de Queiroz, o acto criador é essencialmente expressão formal; em Camilo esse acto é acima de tudo expressão de sentimentos; e assim, enquanto o primeiro deforma pela sátira, o segundo deforma pelo drama. (...) Significa isto que o romance de Eça vive sobretudo das suas linhas formais exteriores: técnica, estilo, atracção do assunto, sátira, crítica mordaz. Ao contrário, a novela de Camilo existe principalmente pelo seu conteúdo: intensidade emotiva, luta de sentimentos, drama psicológico, construção e desenho das figuras humanas. (...)»
Justificar-se-á talvez recordar ainda Manoel de Oliveira, que realizou filmes com base em obras dos dois escritores.

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16 de Outubro: 3º Congresso Internacional Eça de Queiroz, 150 Anos

Ver Programa:  https://www.bnportugal.gov.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1830%3A3-encontro-internacional-eca-de-que...