sexta-feira, 21 de junho de 2019

Em Havana ele foi o nosso cônsul

Estreou no passado dia 7 de Junho, na RTP 1, a série televisiva (em 13 episódios de 45 minutos, dos quais o terceiro é hoje exibido) «O Nosso Cônsul em Havana», sobre a primeira experiência enquanto diplomata de José Maria de Eça de Queiroz.
Lê-se na sinopse: «Em 1871 caiu o governo que proibira as Conferências Democráticas do Casino Lisbonense, lideradas por Antero de Quental, onde Eça de Queiroz intervira. No ano seguinte Eça é nomeado cônsul, em Havana, por Andrade Corvo, ministro dos Negócios Estrangeiros do novo governo de carácter mais liberal. Em Cuba, colónia espanhola, continua a escravatura. Existem cerca de cem mil contratados chineses que saem da China através de Macau com documentos portugueses. Eça segue para Havana com o encargo de tentar resolver o problema dos chineses, tratados como escravos nas plantações de cana-de-açúcar. Durante o tempo em que lá permanece Eça não deixa por mãos alheias os seus méritos de sedutor e vive um amor escaldante com Mollie, filha do general americano Bidwell, uma jovem moderna e apaixonada que se sente tão à vontade à mesa de póquer como no jogo da sedução.»
Com realização de Francisco Manso e argumento de António Torrado e de José Fanha, esta série tem como protagonista Elmano Sancho. Em declarações a Joana Amaral Cardoso, jornalista do Público, o realizador afirmou que Eça «é responsável por uma das mais extraordinárias páginas da diplomacia portuguesa nessa perspectiva, da defesa dos direitos humanos”, opinião partilhada pelo actor, que acrescentou que «o trabalho dele foi tentar dignificar a vida desses escravos, que eram guardados em depósitos. Ele ficou só 14 meses, a situação dos chineses só se resolveu mais tarde, mas ele lançou as bases para que se tentasse que os chineses e também os africanos tivessem iguais direitos em Cuba».

Sem comentários:

Enviar um comentário

16 de Outubro: 3º Congresso Internacional Eça de Queiroz, 150 Anos

Ver Programa:  https://www.bnportugal.gov.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1830%3A3-encontro-internacional-eca-de-que...